Uma das grandes preocupações da maior parte do time de TI são o aparecimento dos gargalos em redes corporativas. Eles prejudicam a usabilidade dos usuários, sobrecarregam a rede e trazem lentidão em inúmeros processos.
Neste sentido, os gargalos em redes corporativas acabam trazendo grandes perdas em termos de desempenho e prejudicam a empresa como um todo.
Mas antes de falarmos sobre a solução, é fundamental entender o que são estes gargalos.
O que são gargalos em redes corporativas?
Os gargalos em redes corporativas acontecem quando há um excesso de acessos em uma determinada entrada ou a banda da rede, não suporta tantos usuários ativos.
É algo comum em muitas empresas, mas que pode ser evitado.
O grande problema dos gargalos é que eles em muitos casos, geram períodos de downtime longos e prejudicam a produtividade da empresa como um todo.
Além disso, dependendo da forma como a empresa é organizada, os gargalos de tráfego podem prejudicar o funcionamento dela como um todo.
Como resolver o problema dos gargalos em redes corporativas?
Há um conjunto de práticas que devem ser aplicadas para que os gargalos em redes corporativas sejam evitados. Selecionamos alguns deles!
-
Monitoramento constante da rede
Este é um ponto fundamental, mas muitas vezes, deixado de lado. Sem um monitoramento de redes, fica muito difícil encontrar os gargalos e principalmente, saber como resolve-los.
Por exemplo, muitos gargalos acontecem em momentos específicos, em dadas horas do dia ou em dias do mês em especial. Sem um monitoramento constante, que vai oferecer relatórios precisos, é muito difícil saber exatamente como resolver o problema.
Por isso, o monitoramento constante é o primeiro e mais importante passo na resolução dos gargalos em redes corporativas.
-
Otimização da rede e se necessário, um redesenho ou ampliação
Muitas redes operam abaixo de suas capacidades, por falta de integrações e otimizações. Em muitos casos, um redesenho das redes físicas e lógicas, já evita grande parte dos gargalos. Novas portas, engenharia de tráfego e melhorias na otimização das redes, já evitam os gargalos em grande parte das situações.
-
Otimização dos servidores
Muitos casos, o servidor acaba não dando conta do tráfego e gera gargalos por falta de capacidade. Neste sentido, otimizá-lo ou então, adquirir uma máquina mais potente, é o ideal.
-
Otimização da segurança
Muitas vezes, as redes estão em gargalo por que há vírus e outros problemas em terminais. Por isso, a segurança precisa de otimizações.
Além disso, filtros e outros programas, se não configurados corretamente, podem trazer reduções no desempenho das redes.
Por isso, é fundamental que a equipe de TI tenha todos estes processos otimizados.
A prevenção de gargalos em redes corporativas é fundamental para qualquer empresa. O simples fato de tornar a rede disponível em todos os momentos produtivos da empresa, já compensa o investimento e traz grandes retornos.
Mas para isso, é fundamental contar com uma equipe qualificada ou ter uma empresa, como a Everest Ridge para te auxiliar.
Entre em contato com nosso time e conheça nossas soluções.