Monitoramento integrado de redes, como ele aumenta a eficiência de sua estrutura

A infraestrutura de TI é o cerne de funcionamento e produtividade da maior parte das empresas. Neste sentido, contar com um monitoramento integrado de redes faz com que a equipe de TI tenha mais controle, melhore sua produtividade e tenha mais eficiência nas melhorias e manutenções da estrutura. 

O monitoramento integrado de redes precisa ter controle sobre todos os aspectos relacionados a utilização e segurança de redes

Integrar todos os produtos, soluções, softwares e ferramentas de monitoramento, vai fazer com que a equipe de TI tenha tudo em um mesmo local, facilitando todo o processo de monitoramento. 

Para este processo, temos que integrar tanto as questões estruturais, através do NOC, SOC quanto engenharia de tráfego.

Veja agora, como deve ser o monitoramento integrado de redes! 

Monitoramento integrado de redes, como ele deve ser construído?

O monitoramento integrado de redes precisa seguir alguns pontos importantes. E isso parte dos desafios na montagem ou reestruturação das redes. 

Caso haja um trabalho estratégico na forma como as redes são estruturas, será muito mais fácil integrar o monitoramento das ações. 

Caso contrário, é preciso repensar a estrutura e em muitos casos, buscar um processo de melhora, reestruturação ou otimização. 

Tendo este desafio resolvido, deve-se integrar todas as soluções. Para isso, são necessárias 3 soluções, atuando de forma integrada: SOC, NOC e engenharia de tráfego. 

Monitoramento integrado de redes – NOC 

NOC (Network Operation Center) é o nome que se dá a operação de monitoramento dos elementos da rede. Usuários, terminais, softwares, utilização de servidor e muitos outros elementos, são monitorados através do NOC. 

Esta é uma solução fundamental para que os elementos operacionais da rede estejam muito bem distribuídos e monitorados. Através do NOC, é possível encontrar gargalos, eliminar processos desnecessários e evitar paradas desnecessárias. 

Monitoramento integrado de redes – SOC

SOC (Security Operations Center) é o serviço integrado de segurança das redes. Através deste serviço, são monitoradas as questões relacionadas a invasores, tráfego de informações e principalmente, a segurança como um todo. 

O SOC, integrado ao NOC, agiliza o atendimento de ocorrências ou anomalias. 

Softwares de segurança, antivírus, firewall, monitoramento por IP e contra ataques DDoS, fazem parte desta solução. 

Engenharia de Tráfego

Para finalizar, a engenharia de tráfego vai fazer com que não haja elementos, como terminais ou servidores, sobrecarregados. A engenharia de tráfego vai distribuir os acessos de uma forma inteligente, fazendo com que os investimentos em estrutura sejam otimizados, sem qualquer perda de desempenho.

Mas para isso, o tráfego, através do NOC, precisa ser monitorado, para que seja possível estabelecer os gargalos e pontos de melhoria. 

Tudo isso, forma o monitoramento integrado de redes, que é fundamental para a melhora da produtividade das empresas, bem como para uma segurança digital muito mais eficiente. 

A Everest Ridge é especializada em desempenho e segurança de redes e tem uma equipe altamente qualificada para te ajudar! 

Entre em contato conosco.

Deixe um comentário