Um estudo recente conduzido pelo Ponemon Institute LLC, denominado “The State of DDoS Attacks against Communication Service Providers” mostrou que apenas 29% dos ISPs americanos confiam em suas estruturas de segurança contra ataques DDoS, e 85% dos provedores de serviços que responderam à pesquisa disseram que os ataques contra suas organizações estão aumentando ou continuando no mesmo ritmo implacável. O relatório mostra que mesmo o maior mercado de ISPs do mundo possui muitas fragilidades.
Se transportarmos esta realidade para o mercado brasileiro, haja vista todos os desafios que os ISPs têm em termos de infraestrutura, teremos um quadro ainda mais complexo.
Vamos analisar o seguinte: como um ISP pode não oferecer aos seus clientes, uma boa estrutura de segurança? E se um ataque DDoS danificar a rede e fizer com que empresas e usuários percam acesso? As consequências podem ser gravíssimas. Além disso, ainda ficaram claros alguns medos mais comuns em relação a estes ataques.
Outros dados interessantes que esta pesquisa levantou, está relacionada aos teores que motivam os ataques.
A extorsão para ganhos financeiros é o risco que mais assusta, segundo 48% dos entrevistados. Além disso, ainda existe o receio que os ataques DDoS sejam apenas uma forma de distrair a equipe de segurança, para ataques maiores e ainda mais devastadores. Resumindo, a pesquisa mostrou que as motivações mais comuns são as financeiras.
Outro dado levantado pelo estudo é que grande parte dos ataques acontece por ataques em níveis de protocolo de rede ou por ataque por “inundação”. Ou seja, os ataques buscam tanto invadir a rede, como deixá-la sem uso, dependendo do nível do ataque.
A pesquisa é enfática em trazer a importância de qualquer empresa apresentar boas práticas de segurança digital, contra invasores e ataques.