Vazamentos de dados comprometem a credibilidade de qualquer empresa

Vazamentos de dados comprometem a credibilidade de qualquer empresa

Vivemos um momento de tensão em termos de segurança digital. Esta reportagem mostra um caso muito comum, de empresas que perderam a reputação por terem dados vazados, e ainda são processadas e tem dificuldade em atrair novos investimentos. 

Esse é o caso da americana Equifax, uma das líderes em gestão de crédito dos EUA. Em 2017, a empresa foi alvo de um ataque de hackers e teve expostos os dados de mais de 142 milhões de pessoas, como números de seguro social, carteiras de motorista, cartões de crédito.

Além dos processos envolvidos e da perda da reputação, a empresa também corre sério risco de ter sua nota de crédito rebaixada. 

Segurança dos dados é um tema cada vez mais relevante

Com a lei de segurança de dados pessoais, será cada vez mais importante que as empresas invistam em transparência e, principalmente, na segurança contra ataques. Muitos casos de vazamento de dados acontecem por meio de ataques de hackers.

Problemas como os apresentados na reportagem podem atingir qualquer organização, em diferentes níveis, tamanhos e mercados. No caso do Brasil, conforme a legislação vigente, as multas por vazamento de informações podem ser de até 2% do faturamento bruto. 

Devido à relevância do tema, todas as empresas devem ter um plano de ação. A lei de segurança de dados preconiza que, caso solicitado, as companhias terão que prestar contas dos investimentos feitos em segurança digital. Esta é uma forma de proteger os dados e auxiliá-las na busca por um ambiente seguro e estável.

Deixe uma resposta