fbpx

Uso da internet no Brasil cresce e 70% da população já tem acesso a ela

Uso da internet

Uso da internet no Brasil cresce e 70% da população já tem acesso a ela

Segundo esta reportagem, houve um crescimento de 3% em relação ao acesso à internet por parte da população brasileira, passando de 67 para 70%. O mais relevante do que foi apresentado na reportagem, é o aumento do acesso das classes C e D e da população rural.

Leia também:

Terceirização de NOC, vantagens e como aplicar em sua empresa

Além disso, a pesquisa ainda apresentou alguns fatores bem relevantes:

  1.       A média da população conectada nas regiões urbanas é maior, atingindo 74% das pessoas.
  2.       Praticamente metade da população rural já tem acesso à internet (49%). Um crescimento considerável, frente aos 44% de 2017.
  3.       Outro ponto relevante é o acesso das camadas D e E, que chegou em 48/5, frente os 42% de 2017.
  4.       Do total de acessos, 46,5 milhões são domiciliares, o que corresponde a 67% do total de domicílios no Brasil.

O que isso significa para o mercado?

Esta pesquisa apenas corrobora com algo que é percebido pelas pessoas mais atentas ao mercado: a internet estará presente em cada vez mais casas e em todas as camadas sociais. Há inclusive estudiosos que afirmem que ela já é considerada necessidade básica, assim como a água, esgoto e energia elétrica.

A pesquisa porém, ainda mostra que o Brasil tem mercado para evoluir. Comparado a outros países, como chile e Uruguai, ainda estamos abaixo da média destes e ainda mais de países desenvolvidos, onde a média chega a passar os 80%.

E neste cenário, os ISPs tem uma grande participação e uma função estratégica fundamental, principalmente no acesso à internet de cidades menores e de populações mais carentes. Por isso, eles são fundamentais para o desenvolvimento do país, dando acesso à informação a um grande número de pessoas. 

Deixe uma resposta