fbpx

Topologia de redes lógicas, por que sua empresa precisa investir nisso?

redes lógicas

Topologia de redes lógicas, por que sua empresa precisa investir nisso?

O crescimento da demanda por informações, cada vez mais rápidas e precisas, trouxe a necessidade de um pensamento mais estratégico, no que se refere ao funcionamento das redes.

Neste cenário e com o crescimento da utilização de Clouds, as redes lógicas vem ganhando muito espaço. Porém, é preciso investir em um bom planejamento da topologia dessas redes, para que estas tenham um bom desempenho.

Ao contrário do que muitas pessoas pensam, o fato da rede ser lógica e não física, não exclui um bom trabalho de topologia. Aliás, falando em topologia de redes físicas, temos um texto sobre isso (clique aqui para ler).

Como estruturar uma boa topologia de redes lógicas?

De uma forma geral, temos redes que são apenas físicas, outras apenas lógicas e muitas que são mistas. Este é o ponto de partida para qualquer planejamento de topologia de redes.

No caso das redes lógicas, a topologia se refere a forma como os sinais interagem entre si. Ou ainda, como as informações são transmitidas entre os dispositivos. No geral, estas redes são associadas a protocolos de acesso, como o MAC (Media Access Control).

Entender que as relações entre os dispositivos se alteram consideravelmente quando temos uma estrutura lógica, é fundamental.

Sinal, capacidade de processamento e outras questões, como interação entre as máquinas, devem ser levados em conta.

Por exemplo, muitas vezes o desempenho de uma rede lógica fica fortemente prejudicado por causa de interferências diretas no sinal. Muitas vezes, uma simples parede pode limitar o desempenho da rede em alguns pontos.

Por isso, é importante planejar e entender corretamente como a dinâmica da rede acontece e como evitar as interferências ou outros problemas que afetam o desempenho.

Mas nem sempre esta é uma tarefa fácil. Em ambientes complexos, onde temos interação de diferentes máquinas e estruturas físicas com inúmeros obstáculos, a topologia da rede lógica pode ser desafiadora.

É fundamental que toda a topologia, seja para uma nova rede, seja para a expansão da mesma, seja feita por profissionais capacitados. Caso contrário, os problemas irão acontecer.

Há muitos desafios nesta área e na grande maioria das situações, as empresas não têm mão de obra qualificada para planejar e prevenir problemas com a topologia de redes lógicas. Assim sendo, é muito mais viável, tanto do ponto de vista financeiro, quanto de tempo e eficiência, contratar uma equipe especializada.

E é exatamente o que nós, da Everest Ridge podemos te oferecer. Temos know how para te oferecer o máximo de eficiência. Iremos dar a sua rede lógica, muito mais desempenho e segurança e invariavelmente, mais lucratividade.

Para saber mais, entre em contato com nossa equipe.

Deixe uma resposta