Segurança de redes corporativas depende de infraestrutura adequada

Segurança de redes corporativas depende de infraestrutura adequada

A tecnologia trouxe ganhos inimagináveis de produtividade, controle e eficiência de processos para as empresas. Porém, junto com todo este controle, trouxe também um risco maior a exposição de dados.

Hoje, as redes corporativas precisam ser construídas de acordo com protocolos rígidos, para que tenham segurança.

Só que, na prática, muitas empresas não têm um processo de segurança de redes, deixando-as expostas a problemas como ciberataques.

Segurança de redes corporativas e a infraestrutura de TI das empresas

O relatório da Trend Micro, intitulado Mapeando o Futuro: lidando com ameaças difusas e persistentes, apresentou alguns dados muito importantes.

Um dos problemas mais comuns nas redes corporativas, apontado pelo relatório, está relacionado ao uso de dispositivos domésticos, roubo de dados e extorsão por cibercriminosos.

Além disso, há um adendo sobre os riscos de roubo de controle de sistemas de industriais, automações e infraestruturas de nuvem.

Mas, o que mais é destacado neste relatório, é o fato de que estruturas obsoletas estão, em via de regra, mais expostas a ataques e roubo de dados.

Como as empresas podem lidar com isso?

Este é um ponto fundamental e de grande discussão entre os profissionais de segurança de informação.

O que é veredito entre todos os profissionais, é a constante atualização dos sistemas de proteção, bem como das infraestruturas, como base para uma segurança de redes mais efetiva.

Para isso, é fundamental que o projeto de redes seja feito de forma profissional e pensada de acordo com as necessidades de cada negócio. Além disso, as redes corporativas precisam ser monitoradas e analisadas com frequência, para que possíveis bugs e problemas de segurança, sejam descobertos e sanados.

Segurança de redes é um tema muito importante para qualquer empresa e é um investimento mais do que necessário. Sem uma boa infraestrutura e processos bem construídos, as empresas ficam expostas e podem ter prejuízos gigantescos.

Se quiser saber mais sobre o tema, entre em contato com nossa equipe para conhecer as soluções da Everest Ridge.  

Deixe uma resposta