fbpx

Projetos de redes otimizam o desempenho e o orçamento

Projetos de redes otimizam o desempenho e o orçamento

Projetar ou expandir uma rede ou operadora, exige um pensamento que engloba um enorme contexto. É preciso, antes que o primeiro cabo seja utilizado, que todo o planejamento seja feito e que englobe todas as variáveis.

Tamanho da rede, segurança, eficiência e custo-benefício são alguns dos principais temas a serem levados em conta no projeto de redes. Neste caso, um erro pode custar muito tempo e dinheiro.

Um bom projeto de redes envolve a necessidade de um know how por parte dos profissionais que o desenvolvem.

Isso por que existe uma grande necessidade de uma visão 360°. Um pequeno detalhe que passe despercebido, pode gerar custos extras ou então, deixar a rede exposta a ataques.

Um bom projeto de redes passa por algumas etapas:

1- Identificação da necessidade (se é uma criação de rede, se é uma expansão de redes e qual a finalidade da mesma).

2- Planejamento de ação e levantamento dos pontos mais importantes.

3- Projeto lógico e físico, levando em conta todo o contexto já citado.

4- Projeto de segurança e desempenho (que são integrados aos demais).

5- Testes e documentação.

Perceba que cada etapa tem uma grande importância. Se um destes pontos não for levantado ou projetado corretamente, podem haver vários problemas.

Por exemplo, no item 1, se a rede não for projetada de acordo com as reais necessidades do cliente, teremos gastos desnecessários e muitas vezes, ela terá um desempenho muito abaixo do esperado.

Outro ponto é a segurança. Uma rede que não foi projetada corretamente, pode ter um firewall ineficiente, ou brechas para ataques. Isso pode trazer prejuízos gigantescos para qualquer empresa.

Para grande parte das empresas, não é viável usar seu setor de TI para fazer este projeto. Primeiramente, por que as demandas diárias da empresa farão com que os funcionários da área tenham dificuldades para dar a atenção devida ao projeto.

Segundo que em muitos casos, toda a expertise necessária para um bom projeto, não é encontrada na equipe de TI.

Desta forma, a contratação de uma empresa para o projeto de redes é mais viável e financeiramente seguro. Você contará com a expertise de quem tem o conhecimento necessário e principalmente, tirará a pressão de sua equipe de TI.

Nós, da Everest Ridge, temos todo o conhecimento e experiência necessárias para o seu projeto de redes. Entre em contato e veja como podemos ajudar!

Deixe uma resposta