fbpx

O futuro da segurança digital

O futuro da segurança digital

A tecnologia e o acesso à informação por grande parte das pessoas no mundo trouxe um grande desafio: garantir a segurança digital de pessoas e instituições. Esta reportagem traz uma nova perspectiva. 

A segurança digital no futuro usará de ferramentas altamente evoluídas, como machine learning (aprendizado das máquinas) e inteligência artificial para detectar padrões suspeitos em atividades cibernéticas. Basicamente o aprendizado das máquinas e a inteligência artificial serão capazes de detectar sinais de ataque e agir rapidamente, fechando as portas de entrada que estão sendo utilizadas pelos invasores. 

 

Isso nada mais é do que uma resposta ao crescimento dos ataques em todo o mundo. Segundo dados do Ministério Público, foram registrados apenas mais de 3 bilhões de reais em prejuízo com ataques, apenas neste ano. E isso é em grande parte, oriundo do sequestro de dados de empresas. 

 

Mas esta realidade, de utilizar inteligência artificial para segurança digital não é algo tão distante. Soluções para segurança de empresas, por exemplo, já utilizam soluções e conceitos do machine learning para detectar ataques. 

 

Naturalmente que estas tecnologias ainda estão em desenvolvimento e não são acessíveis para o usuário final. Porém, empresas que devem preocupar-se de forma mais intensa com seus dados, já dispõe de possibilidades de segurança que automaticamente detectam sinais de ataques, como os DDOs. 

 

Uma coisa é certa: segurança digital será um tema cada vez mais importante e fundamental, principalmente para empresas, já que o roubo de dados vem crescendo de forma exponencial. Não se preocupar com isso pode trazer inúmeros prejuízos e transtornos para os empresários. 

Deixe uma resposta