fbpx

Cloud privado vem ganhando cada vez mais espaço no mundo

cloud privado

Cloud privado vem ganhando cada vez mais espaço no mundo

A tecnologia Cloud (nuvem) foi uma das principais revoluções das últimas décadas. Hoje, ela é aprimorada e otimizada, dia após dia, oferecendo as empresas e aos profissionais de TI, mais ferramentas de trabalho. Neste cenário, o Cloud Privado vem se tornando uma alternativa extremamente viável, devido ao fato da estrutura estar “na mão” da empresa.

Benefícios do Cloud Privado

Velocidade, capacidade de customização e melhorias rápidas e mais assertivas, são os principais benefícios do Cloud Privado.

Todas estas vantagens e principalmente a questão de os colaboradores estarem mais familiarizados com a tecnologia, fazem com que a nuvem privada (private cloud) se torne uma alternativa cada vez mais procurada.

Foi exatamente isso que mostrou este relatório da IDC: a cada ano, o investimento em cloud privado cresce de forma exponencial.

O relatório analisou os gastos trimestrais em nuvem pública e toda a infraestrutura, que inclui switches de servidor, armazenamento e Ethernet e foi possível observar que os investimentos caíram 6,9%. Em contraste, o mesmo relatório mostrou o crescimento da nuvem privada de 19,6%.

Os gastos em nuvem pública ainda dominam o mercado de infraestrutura de TI, mas houve indícios de que podemos ter chegado a um topo, neste setor.

Não que a nuvem pública vá deixar de dominar alguns segmentos. O que o relatório mostra é que cada vez mais, as empresas vêm buscando uma solução mais customizável. Que soluções prontas, para grandes redes, muitas vezes precisam de um nível de customização que a nuvem pública não oferece.

Sem falar que em muitos casos, há ainda a questão da utilização de nuvem híbrida, que não foi levantada no relatório em questão.

Na realidade, o mais importante é cada empresa buscar entender o que realmente necessita e procurar a melhor solução para seu caso, em específico.

A nuvem é a solução para grande parte dos problemas de dados das empresas no mundo todo. Porém, como toda tecnologia em expansão e em constante crescimento, ela traz desafios para a adaptação de grande parte das empresas.

Deixe uma resposta