fbpx

Ataque hacker a redes e dados de clientes?

Ataque hacker a redes e dados de clientes?

Os dados de clientes de empresas brasileiras estão cada vez mais expostas a ataque hacker. Isso evidencia a necessidade de investimento em segurança digital pelas companhias, principalmente as de grande porte.

Muitos hackers invadem empresas de comércio eletrônico e conseguem dados de clientes como login, senha, número de cartão de crédito, dígito de segurança, entre outras informações.

Pescando Senhas

A maioria das empresas brasileiras não se protegem de maneira mais efetiva contra os ataques virtuais de hacker, principalmente o phishing. Originário da palavra em inglês fishing (pescar), o ataque recebeu essa terminologia pois os hackers fisgam informações dos usuários por meio de mensagens falsas enviadas por e-mails, aplicativos e redes sociais.

Mensagens recebidas nas redes sociais fornecendo cupons de desconto, promoções geralmente possuem um programa malicioso instalado para capturar os dados digitados do cliente.

Esse ataque acaba sendo muito eficaz, pois ele não invade diretamente o banco de dados das empresas, o golpe é feito aos próprios usuários. Os hackers estão cientes que muitas pessoas não seguem corretamente os protocolos de segurança que os sites orientam e se aproveitam dessa fragilidade para atacar.

De acordo com dados da Symantec-Norton, no último ano, mais de 40 milhões de brasileiros foram afetados por phishing. A pesquisa aponta que quase 50% das pessoas que utilizam internet não sabem diferenciar mensagens eletrônicas reais das falsas. Com isso, o Brasil está na 6ª colocação no ranking mundial dos ataques virtuais.

Ações preventivas

Os ataques de hackers às empresas trazem inúmeros problemas, como vazamento de informações confidenciais, risco de imagem, interrupção de serviços e prejuízos financeiros.

Conforme relatório pela Psafe, apenas no primeiro semestre do ano passado, quase 121 milhões de ataque hackers foram detectados, o que representou um aumento de aproximadamente 96% em relação ao ano de 2017.

Diante desse cenário, algumas medidas podem ser adotadas pelas empresas para garantir a segurança da rede e das informações empresariais.

Confira 8 ações preventivas para amenizar os ataques:

Conheça os riscos e a vulnerabilidade da sua empresa;
Garanta a proteção do hardware;
Estabeleça uma política para criar senhas;
Criptografe dados;
Realize atualizações periodicamente;
Faça backup de dados frequentemente;
Adote a segurança de informação como parte da cultura organizacional da empresa;
Contrate uma empresa especializada em segurança virtual.

É de suma importância evitar ataque hacker para que a integridade da empresa e a reputação da marca no mercado não sejam afetadas. Para isso, é necessário tomar medidas protetivas para todos os servidores, dispositivos e a rede da empresa de maneira adequada.

Deixe uma resposta