fbpx

Análise de vulnerabilidade de redes, sua empresa precisa disso!

análise de vulnerabilidade em redes

Análise de vulnerabilidade de redes, sua empresa precisa disso!

A segurança digital é uma preocupação constante, devido a grande e crescente possibilidade de ataques hackers. Neste sentido, é fundamental que as empresas tenham um processo bem estruturado de segurança, que envolve entre outras coisas,  a análise de vulnerabilidade de redes. 

Partindo do pressuposto que a análise de vulnerabilidade de redes é um processo controlado, onde eventuais problemas podem ser detectados e melhorados, sem qualquer risco a estrutura. 

Análise de vulnerabilidade de redes, o ponto inicial de um processo de segurança digital

Quando uma empresa busca melhorar seus procedimentos de segurança de redes, é fundamental que o primeiro passo seja a análise de vulnerabilidade. 

Através de processos específicos, como scanners e testes, busca-se os pontos que podem estar vulneráveis a entradas de pessoas e dispositivos não autorizados. 

 

Leia também: Gestão de segurança digital, como estabelecer um processo adequado

 

Com o resultado da análise de vulnerabilidade de redes, é possível estabelecer os próximos processos a serem otimizados ou implementados. 

Se esta análise não for feita de forma adequada, será praticamente impossível estabelecer de forma precisa, o que deve ser feito para otimizar a segurança de sua estrutura. 

Como deve ser feita a análise de vulnerabilidade de redes?

Este é um ponto fundamental. Ao contrário do que muitos pensam, a análise de vulnerabilidade de redes não é feita de forma “automática”. Por mais que sejam usados softwares e scanners, é fundamental uma análise lógica da estrutura. É preciso olhar e entender o funcionamento adequado da rede, seus indicadores de performance e engenharia de tráfego. 

Isso tudo, sem mencionar a questão dos usuários, que precisam ser treinados para evitar que ataques sejam iniciados por seus dispositivos. Neste sentido, a análise de vulnerabilidade de redes deve ser feita de forma completa e aplicada a realidade de sua estrutura. 

Quando fazer a análise de vulnerabilidade?

Novas formas de ataques e invasões são criadas constantemente. A segurança digital é um tema recorrente e que deve ser analisado de forma constante. Por isso, a análise de vulnerabilidade deve ser parte de um processo constante de atualização. 

No geral, ela é um protocolo repetido anualmente, mas este prazo pode variar de acordo com a especificidade de cada empresa. 

Toda vez que há alguma atualização de protocolos de segurança de redes, é importante que a análise de vulnerabilidade seja feita. 

Esta é uma ferramenta fundamental para toda empresa que busca estar segura contra ataques e invasões de sua rede. 

Nós da Everest Ridge podemos oferecer exatamente o que sua empresa precisa, em termos de segurança digital e proteção contra ataques. Entre em contato conosco. 

 

Deixe uma resposta